Varejo: o cibercrime também está pronto para o fim de ano

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Varejo: o cibercrime também está pronto para o fim de ano

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Durante o fim de ano, uma inevitável febre consumista toma conta de todos, dominando a atenção tanto dos compradores como dos varejistas. Cibercriminosos tiram vantagem disso. Então, se você possui um negócio, dê atenção especial à cibersegurança para não ter prejuízos.

Ameaças contra sistemas em pontos de venda (PoS)

Sistemas de ponto de venda sempre foram um ponto fraco das redes de lojas. Os requisitos mínimos para as operações comuns são baixos, assim, frequentemente, são instalados em computadores antigos que rodam sistemas operacionais obsoletos. Seus operadores têm medo de deixá-los “pesados” ao instalar soluções de segurança, o que os torna inseguros. Enquanto isso, os sistemas de ponto de venda, que trabalham diretamente com cartões de crédito e débito para pagamento, naturalmente atraem cibercriminosos. De acordo com a nossa pesquisa anual de riscos de segurança em TI, 18% das empresas já sofreram ataques que exploraram vulnerabilidades nesses terminais.

Trojans invadem esses sistemas e comprometem os dados de pagamentos de seus clientes. No entanto, não são a única ameaça. Programas maliciosos podem sabotar o trabalho dos caixas. Para uma grande empresa de varejo, isso pode significar danos consideráveis, tanto financeiros como de reputação.

DDoS

Não esqueça, também, dos ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS). Eles podem causar problemas não apenas para o seu site, mas para sistemas internos – como por exemplo, terminais de pagamento e caixas. Afinal, para completar a transação, esses sistemas precisam de uma comunicação bidirecional com o banco. Então, se um DDoS sobrecarregar o canal de comunicação, os pagamentos simplesmente não serão processados.
Ataques de phishing em e-mails marketing e sites

Sim, ataques de phishing ameaçam diretamente seus clientes, não você. Se alguém tentar enganá-los usando seu nome, eles que perderão dinheiro. No entanto, esses ataques podem afetar negativamente sua reputação. Além disso, quanto mais dinheiro perdido, menos gastarão em seus produtos.
Métodos de proteção

Oferecemos algumas dicas que podem ser relevantes durante todo o ano, mas são particularmente importantes durante os períodos com picos de compras.

  • Mantenha seus sistemas operacionais e de comércio eletrônico atualizados, e garanta que não tenham vulnerabilidades;
    Instale soluções de segurança efetivas em todos os computadores da sua rede;
  • Proteja terminais de ponto de venda com soluções especializadas que possam funcionar em equipamentos mais antigos;
    Esteja preparado para ataques DDoS; tenha serviços confiáveis de proteção;
  • Providencie uma auditoria em sua rede corporativa para detectar vulnerabilidades;
  • Verifique em seu site a possível presença de “chupa-cabras”, skimmers online e outras brechas de segurança;
  • Aconselhe seus clientes para que utilizem soluções de segurança confiáveis que diminuirão a ameaça de ataques de phishing.

Por, Kaspersky Lab Daily

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