O Abecedário Começa com G
Ontem, o co-fundador do Google Larry Page anunciou no blog do Google uma mudança na gigante da informática do mundo atual. Uma nova holding está sendo criada e assumirá o papel da Google, Inc., inclusive com os papéis na bolsa sendo transferidos para a nova empresa. A Google passará a ser somente uma das empresas controladas pela holding, um pouco diminuída, administrada pelo novo CEO Sundar Pichai.
Alfabeto
Num misto de visão, pragmatismo e um pouco de arrogância, a nova empresa se chamará Alphabet, Inc. A ideia é que essa holding atacará em várias (todas?) as frentes possíveis, imagináveis e inimagináveis no mercado de tecnologia. Por isso, abrigará todas as empresas, de A a Z. Claramente o carro chefe, a marca conhecida e admirada (a essa altura, por que não temida ou odiada?), é o G.
Cada vez mais, o Google passará a ser somente mais um produto de sucesso desse abecedário cada vez maior, irmão de outros famosos, como o Android, Google Maps, o navegador Chrome ou o YouTube, patinhos feios como o Google+ e muitos mais projetos em execução ou por vir, como o projeto Wing (drone de entrega) e as lentes de contato sensoras de glicose da Life Sciences.
Discurso
No seu anúncio, Larry Page lembra sua carta de fundação há 11 anos, quando diz que o “Google não é uma empresa convencional. Nós não temos a intenção de se tornar uma”. E continua:
“Fizemos um monte de coisas que pareciam loucura na época. Muitas dessas loucuras agora têm mais de um bilhão de usuários, como o Google Maps, YouTube, Chrome e Android. E não paramos aí. Ainda estamos tentando realizar coisas que outras pessoas consideram loucura, mas com as quais estamos super entusiasmados.”
Essa notícia está em todos os jornais e blogs de informática e economia. Não é para menos. Do ponto de vista do investimento empresarial, só mostra que em tecnologia o céu é o limite, e a Google, quer dizer, a Alphabet pretende alcançá-lo. Para nós, usuários de tecnologia ao redor do mundo, ótima notícia. Quanto mais novidade, melhor!