Já é possível executar APP Android no Windows
Já há algum tempo a Microsoft criou um grande mal estar na comunidade de desenvolvimento de aplicativos, ao anunciar que permitiria a execução de aplicativos feitos para Android em seu novo Windows 10. O que parece ser muito bom para os usuários, e, na verdade, excelente para desenvolvedores, uma vez que ampliará o mercado de seus aplicativos Android, chegou na comunidade de desenvolvedores com um misto de alegria e raiva.
Esse último componente adveio do incessante esforço da Microsoft de disseminar seu kit de desenvolvimento de aplicativos para Windows, incentivando permanentemente os desenvolvedores em aprender, capacitar-se e desenvolverem aplicativos especificamente para as plataformas Windows (especialmente falando de apps para Windows Phone). Para que aplicativos sejam compatíveis com iOS, Android e Windows simultaneamente, exige dos desenvolvedores a existência de mais equipes de profissionais, mais capacitação, maior tempo de desenvolvimento. Com a força da Microsoft na disseminação de seus produtos, não é sábio deixar de lado o desenvolvimento para a plataforma Windows, mesmo que, a cada dia que passe, não parecer provável que o Windows será a sistema preferido dos usuários de smartphones. Ao anunciar que não era necessário o gasto de energia com desenvolvimento de app Windows, já que o app Android irá funcionar adequadamente no Windows gera, simultaneamente, alívio e, com certeza, um incômodo pelo tempo perdido.
Por enquanto é só para testar – Não use em produção!
O alerta é sério. Apesar de já ser possível atualizar alguns modelos Nokia Lumia para permitir a instalação de pacotes de aplicativos feitos para Android, essa ainda não é uma situação suportada além dos ambientes de teste. Por isso, não recomendo que use seu celular de produção (aquele que você usa para coisas importantes, como avisar ao seu chefe que ficará gripado, ou tirar foto de um arco-íris para publicar no Facebook). Se você tem um Windows Phone sobrando e quiser ver funcionar, Brad Sam publicou no Neowin os detalhes de como fazê-lo.
Ainda é uma operação mais adequada para nerds, mas se você tem um telefone Windows sobrando, provavelmente vai querer experimentar. Um aviso desanimador adicional: os aplicativos que dependem dos serviços Google não funcionarão adequadamente, a partir desse ambiente. Mais uma vez, isso só devem funcionar em ambiente de testes. A notícia boa é que os rumores de adequação do Windows 10 para execução de aplicativos feitos para Android são reais. Em breve o seu telefone Windows que só servia para fazer ligações passará a ter todo o poder dos aplicativos infinitos que geram tanta inveja dos que optaram pelos aparelhos que usam o sistema da Google.